O que é Inbound Marketing: um guia para você entender o básico antes de começar

O Inbound Marketing é uma forma de marketing que visa atrair seu público através de conteúdo de valor, customizado para uma persona específica que integra a sua audiência. Ele foca em construir uma relação de confiança, criando diálogo através das mais diversas plataformas e ferramentas, como blogs e sites, e-mail e redes sociais.

A principal diferença do Inbound Marketing para o Outbound Marketing – conhecido como as formas mais tradicionais de marketing, como os anúncios na televisão, revistas, feed de notícias, etc. – é que ele dá a informação que seu público precisa no momento certo. Enquanto isso, o Outbound interrompe o público com um anúncio quando, muitas vezes, ele não está nem mesmo procurando ou precisando do seu produto ou serviço.

 


Nos últimos anos muito mudou no nosso dia a dia e nos nossos padrões de consumo. Com isso, a forma como fazemos marketing ou anunciamos nossos produtos e serviços também mudou.

Se antes a principal forma de marketing era o Outbound Marketing, que interrompe a experiência do consumidor em um momento em que ele não precisa ou procura por você, hoje o foco do marketing está muito mais voltado para a experiência positiva do consumidor. E é sobre isso que o Inbound Marketing é.

O Inbound Marketing é uma forma de marketing inteiramente voltada para o consumidor. Ou seja, uma maneira de conectar-se com ele de uma forma personalizada e customizada, mais humanizada. É, fundamentalmente, sobre construir valor e confiança na relação do público com sua marca.

Diferente dos anúncios que aparecem no meio de um vídeo no YouTube, no seu feed de notícias ou no meio de um artigo (todas formas de Outbound Marketing), o Inbound Marketing foca em criar o conteúdo certo, para o público certo, no momento certo através do canal certo.

A jornada do herói aplicada ao Inbound Marketing

Muito se fala da jornada do herói hoje em dia. Ela é frequentemente utilizada em filmes, livros e, também, no marketing. E para começar a aplicar o Inbound Marketing na sua empresa ou marca pessoal é essencial que você compreenda o conceito da jornada do herói. Deste modo é possível entender com mais clareza qual é o seu papel dentro da jornada do seu público.

O conceito básico da jornada do herói é o seguinte: o herói – representado pelo seu público – está em busca de algo. No meio de sua jornada, desta busca, ele encontra dificuldades, problemas e obstáculos. Mas, no fim sai triunfante, voltando para a casa transformado e vitorioso.

Ao longo da jornada o herói encontra pessoas, geralmente representados pela figura de um sábio – mestre Miyagi feelings – que o ajudam a aprender, atingir seus objetivos e triunfar. E é aqui que você entra. Você é o sábio, você é o mestre Miyagi!

Nesta história toda nós – marcas e negócios – somos os guias. O herói – nosso público – pode nem saber onde quer chegar ainda e pode nem entender direito qual é a sua dificuldade. Então, no Inbound Marketing e nessa história toda, nosso papel é estar lá por ele para guiá-lo através de sua jornada, mostrar o caminho e ajudá-lo a transpor seus obstáculos.


Relacionado: Marketing de Conteúdo: como atrair pessoas e conectá-las a sua marca

O principal objetivo de tudo isso – de representar o sábio e compartilhar conteúdo relevante com seu público para que ele cresça, encontre seu caminho e supere suas dificuldades – é criar um laço profundo com sua persona e fazer com que ambos os lados cresçam.

Compartilhar sua sabedoria e fazer com que seu público entenda o seu valor faz com que exista um crescimento mútuo a longo prazo.

O conteúdo que abre espaço para o diálogo

No Inbound Marketing o conteúdo é a chave. Ele é a sua voz e a sua forma de iniciar um diálogo com seus possíveis clientes – o herói que procura por algum tipo de ajuda ou aconselhamento.

Este é outro aspecto importante que diferencia o Inbound Marketing do Outbound Marketing. Enquanto o primeiro abre espaço para uma conversa o segundo foca apenas em anunciar, sem a possibilidade de retorno da audiência, como nos comerciais que você vê na tevê.

É muito comum associar o Inbound Marketing ao conteúdo publicado em blogs. Mas ele não está restrito apenas a isto. O e-mail marketing, as redes sociais e até mesmo os chatbots possibilitam que você abra espaço para o diálogo, aproximando ainda mais você do seu público.


Relacionado: A importância de integrar suas ferramentas de marketing digital para potencializar resultados

Através desta abertura você deixa para trás a postura de uma empresa ou marca impessoal. Sua marca assume o papel de um guia ou um amigo com quem seu público pode conversar. É assim que você se aproxima do consumidor e cria um elo de confiança.

Abrir espaço para o diálogo é também essencial para conhecer melhor seu público. Este é também um dos grandes fundamentos do Inbound Marketing.

Como o Inbound Marketing é 100% focado no consumidor e na sua experiência e necessidades, entender quem ele é e como ele pensa é essencial.  Quando você conhece sua audiência consegue entender seus valores, motivações, comportamentos e metas.

Com isso, é possível produzir conteúdos customizados para aquela persona com quem você está dialogando. O conteúdo que você cria, então, é baseado em quem você quer atrair, no que eles querem ver e também em quem eles são.

O principal objetivo do Inbound Marketing

Portanto, o seu objetivo com o Inbound Marketing é criar o conteúdo certo, para o público certo, no momento certo através do canal certo. Com isto você faz com que, naturalmente, seu público sinta vontade ou precise ir ao seu encontro. Você abre espaço para que ele inicie uma relação com você – porque ele quer ou precisa, e não porque você está o forçando a fazê-lo.

O Inbound Marketing, portanto, é uma forma de conectar-se ao seu público através de conteúdo que conscientiza, educa e informa.


Relacionado: O conteúdo perfeito: onde a sua história e a história do seu público se encontram

Entretanto, é importante ressaltar que o Inbound não é focado em apenas satisfazer uma necessidade momentânea. Ele vai além disso, guiando seu público através de uma jornada de crescimento e aprimoramento. Portanto, o conteúdo que você produz é uma forma de fazer com que o consumidor aprenda, pense mais e chegue à suas próprias conclusões.

Ao perceber isto seu público enxerga valor no que você produz e associa à sua figura e à sua marca. E quando seu consumidor enxerga valor no que você compartilha ele tende a voltar, ou até mesmo a recomendar seu conteúdo ou marca para alguém que precisa.

Lembre-se: ao voltar à casa o herói sempre vai falar sobre a sua jornada – e sobre quem fez parte dela.

 


E aí, curtiu as dicas? Tem mais alguma pra compartilhar? Deixe um comentário aqui me contando!

Se quiser salvar este post para ler depois, salve a imagem abaixo no seu painel do Pinterest! Aproveite e segue meu perfil por lá clicando aqui!

inbound marketing