9 formas de ganhar dinheiro com fotografia

Como ganhar dinheiro com fotografia? Quando começamos na fotografia acabamos trabalhando com as coisas mais óbvias dentro da área: ensaios ou eventos.

Mas, ganhar dinheiro com a fotografia pode ir muito além disso. E é isto que eu vou te mostrar neste texto.

Fotografe clientes

A primeira e mais óbvia forma de ganhar dinheiro com fotografia é fotografando clientes. Você não precisa nem ter um estúdio, pode trabalhar de casa e fazer os ensaios em alguma locação externa ou até mesmo na casa do cliente.

Dentro desta área há muitas possibilidades e você tem inúmeras oportunidades de trabalho. Você pode fotografar gestantes, crianças, boudoir, casamentos, formaturas, ambientes, comida e vários outros assuntos.

Escolha as áreas com as quais você mais tem familiaridade e invista nelas. Comece fotografando de graça para construir um portfólio e divulgue seu trabalho.

Tá precisando de uma ajuda pra começar? Eu escrevi um guia sobre como ser um fotógrafo profissional e como começar e também um sobre como fortalecer seu trabalho como fotógrafo e conseguir mais clientes, dá uma olhada!

Trabalhe como assistente para fotógrafos

Caso você não queira ou ainda não se sinta confiante para fotografar sozinho, você pode tentar trabalhar como assistente para algum fotógrafo. Geralmente, fotógrafos precisam de um segundo fotógrafo ou de um assistente durante um ensaio.

Não pense que isto é terrível e que você estará se rebaixando ou algo do tipo. Ser “segundo” fotógrafo ou assistente é uma ótima oportunidade para aprender muito e, claro, ganhar dinheiro.

Entre em contato com fotógrafos que você conhece ou com amigos que conhecem um fotógrafo. Faça um bom “networking” e boa sorte!

Edite fotos

Se você é o mestre dos magos da edição – ou simplesmente faz um bom trabalho – você pode oferecer isto como um serviço. Há fotógrafos que não gostam ou não tem tempo de editar e você pode fazer isto para eles.

Isto pode ser sua ocupação secundária (enquanto você não está fotografando) ou pode se tornar seu “ganha pão”. Grandes fotógrafos como Platon (assista ao episódio dele na série Abstract, da Netflix e me agradeça depois) tem pessoas trabalhando exclusivamente na edição de suas fotos.



Venda suas imagens para bancos de imagens

Uma ótima forma de ganhar um dinheiro extra é através da venda de suas imagens através de bancos de imagens. Neste post que fiz sobre 8 sites para ganhar dinheiro com suas fotos você pode conferir alguns bons bancos de imagem para cadastrar suas fotos.

Você provavelmente não ganhará rios de dinheiro, mas eu sempre digo que qualquer dinheiro é dinheiro!

E não é nada muito difícil, você precisa apenas se cadastrar nos sites (como iStock, Shutterstock, Gettyimages) e enviar algumas imagens para que eles avaliem a qualidade das suas fotos. Uma vez que você é aprovado é só enviar as imagens para venda.

Venda suas imagens impressas

Você tem fotos incríveis e acredita que alguém adoraria pendurá-las na parede? Então venda-as impressas ou em sites que vendem quadros como o UrbanArts. Inclusive, dá uma olhada nas minhas artes por lá clicando neste link. 😉

Caso você queira, também pode imprimir suas imagens e expor em alguma feira, galeria ou até mesmo em restaurantes da sua cidade. Caso tenha um site, divulgue suas imagens e mostre que elas estão disponíveis para impressão.

Participe de concursos

Não tenha medo, os concursos não são bichos de sete cabeças. Há pessoas com os mais diferentes níveis de experiência competindo. Não pense que você não é bom o bastante.

Inscreva-se nos concursos e tente. Há concursos com ótimos prêmios em dinheiro, mas também com recompensas em dinheiro. Inclusive, há um aplicativo chamado EyeEm onde há várias “missões” com temas específicos onde você pode enviar suas imagens para competir.

Um bônus do EyeEm é que ele também é uma espécie de mercado de fotos, onde suas imagens podem ser vendidas através do aplicativo ou do Gettyimages.

Compartilhe conhecimento na internet

Caso você ame escrever ou fazer vídeos compartilhe conhecimento através de seu blog ou canal no YouTube. É claro que as visualizações no seu blog ou no seu canal do YouTube provavelmente não renderão milhares de reais, mas elas podem ser uma possibilidade para algo maior.

Uma vez que você se torna uma autoridade no assunto e é reconhecido, há grandes chances de se tornar um influenciador e receber dinheiro de marcas em troca de posts ou vídeos.

É claro que isto leva tempo e você precisa de paciência (além de fazer outra coisa neste meio tempo já que não vai começar a ganhar dinheiro “de cara”), mas se for persistente os resultados virão.

Caso esteja em dúvida se deve ter um blog, escrevi no be freela sobre a importância de ter (e manter) um blog. Dá uma olhada!

Promova workshops ou dê cursos

Se você já tenha um bom conhecimento sobre fotografia e experiência, que tal compartilhar sua sabedoria com os outros? Uma boa forma de fazer isto é oferecendo workshops e cursos.

Caso você seja conhecido ou tenha uma boa audiência, esta pode ser uma ótima oportunidade. Pense em um tema/curso que vá ser útil ao seu público, planeje e divulgue.

Outra ideia é procurar instituições de ensino que ofereçam cursos de fotografia. Faculdades, cursos técnicos ou cursos simples de menor duração podem ser uma ótima oportunidade.

Venda seus equipamentos

Não me chame de doida. Pense bem. Você já comprou algo do qual se arrependeu? Aquela lente que não usa com tanta frequência ou aquela câmera de filme que usou somente nas duas primeiras semanas depois da compra?

Todo mundo tem algo que não usa mais ou simplesmente não vê mais utilidade, mas que pode ser útil para outra pessoa.

Eu, por exemplo, no último mês anunciei vários equipamentos que não estava usando mais através do meu Instagram e vendi tudo em menos de uma hora. Com isso, me desfiz de coisas que não queria mais e juntei dinheiro para comprar uma lente nova.


E aí, gostou deste post? Escreve aqui nos comentários se gostou e compartilha com a gente se tem mais alguma dica!

Ah, e se quiser salvar este post para ler de novo e ver as fotos depois é só salvar a imagem abaixo no seu Pinterest! Aproveita e me segue por lá para ficar por dentro das minhas dicas e inspirações! <3

SalvarSalvar

SalvarSalvarSalvarSalvar

SalvarSalvar