7 livros sobre fotografia que todo fotógrafo deveria ler

Já falei neste post sobre como melhorar a composição de suas fotos sobre a importância de estudar fotografia. É essencial que todo fotógrafo consuma o máximo de referências possíveis para conseguir criar um trabalho cada dia mais incrível. Por isso, reuni neste texto 7 dos meus livros favoritos sobre fotografia, para que você possa aprender e aperfeiçoar seu trabalho como fotógrafo.

1) Leia Isto Se Quer Tirar Fotos Incríveis, por Henry Carroll

Este é um dos livros mais fáceis de ler e entender que já encontrei sobre fotografia.

Leia Isto Se Quer Tirar Fotos Incríveis é um livro perfeito para quem está iniciando na fotografia e quer saber o básico. Com exemplos ilustrados por imagens de fotógrafos famosos, ele transforma conceitos complexos em ideias simples e claras.

Se você tem dificuldade em entender sobre composição, luz e até mesmo as configurações básicas da sua câmera, este é o livro para você!

Compre Leia Isto Se Quer Tirar Fotos Incríveis: Amazon   |    Submarino

 

2) O olho do fotógrafo, por Michael Freeman

O Olho do Fotógrafo é um livro ótimo e muito completo. Ao ler, sinto que poderia ser denominado como uma versão estendida de “Leia Isto Se Quer Tirar Fotos Incríveis”.

Muitos conceitos, abordados superficialmente no livro acima, são detalhados neste livro de Michael Freeman.

A leitura, entretanto, não é tão fluida quanto a do livro anterior. Por aprofundar-se bastante em todos os aspectos da composição da fotografia ele precisa ser lido com calma.

Apesar de abordar os assuntos de forma mais aprofundada e um pouco menos didática do que “Leia Isto Se Quer Tirar Fotos Incríveis”, “O Olho do Fotógrafo” é ótimo e mostra diversos exemplos práticos que facilitam o entendimento dos conceitos.

É um ótimo investimento para quem quer melhorar a composição de suas fotos.

Compre O Olho do Fotógrafo: Amazon   |   Submarino   |   Saraiva

 

3) O Manual da Fotografia Digital, por Doug Harman

O livro perfeito para quem está começando e não entende muito sobre fotografia e sobre equipamentos.

O Manual da Fotografia Digital é um livro muito completo que explica desde a câmera em si – e das diferenças entre modelos, por exemplo – passando por softwares, técnicas de edição e abordando até formas de ganhar dinheiro e como funcionam os direitos autorais.

Não espere grandes e profundas explicações sobre cada aspecto. O objetivo deste livro é reunir um apanhado de tudo para que você compreenda o essencial de cada parte.

O melhor de tudo é que o livro é cheio de imagens que ilustram perfeitamente cada uma das informações apresentadas por Doug Harman. Um daqueles investimentos que realmente valem a pena.

Compre O Manual da Fotografia Digital: Amazon

 

4) 1000 Poses Para Fotos de Mulheres, por Eliot Siegel

Este é um daqueles livros para folhear, ler e observar com calma.

Para fotógrafos iniciantes, uma das principais dificuldades quando fotografa alguém que não é modelo profissional é preocupar-se com a direção de quem está sendo fotografado.

Se você já fotografou alguém, aposto que já deve ter ficado meio perdido, sem saber o que fazer ou dizer para a modelo.

Este livro mostra exemplos práticos de como melhorar suas fotografias e o direcionamento da modelo. Enquanto faz uma análise de trabalhos de fotógrafos famosos, mostra também séries de fotos e o que está “errado” com cada uma delas.

É ótimo para quem tem dificuldade ao dirigir modelos e em fazer fotos de pessoas. O livro mostra como melhorar suas fotografias usando técnicas de composição como luz, foco, ângulo, entre outros.

Compre 1000 Poses Para Fotos de Mulheres: Amazon

 

5) The Art of Photography: An Approach to Personal Expression, por Bruce Barnbaum – em inglês

Um dos melhores livros sobre fotografia que já li nos últimos tempos. Para ter uma ideia do propósito do livro, a seguinte frase o resume muito bem: “Alone or together, good composition and technical prowess don’t imply fine art. A great number of photographers can produce exquisite photographs that say nothing and inspire nobody.”

(Em tradução literal: Sozinhos ou acompanhados, a boa composição e a proeza técnica não implicam em fine art. Um grande número de fotógrafos pode produzir fotos extraordinárias que não dizem nada e não inspiram ninguém.)

The Art of Photography não é apenas para aqueles que estão iniciando, mas para quem quer aperfeiçoar suas habilidades e olhar.

O livro aborda, entre outros temas, como usar técnicas de fotografia para transmitir uma mensagem. É sobre a fotografia como uma arte, e sobre como dar significado ao seu trabalho, não tanto sobre o processo fotográfico em si.

Compre The Art of Photography: An Approach to Personal Expression: Amazon

 

6) Fotografia. O Guia Visual Definitivo do Século XIX à Era Digital, de Tom Ang

Este livro é um dos meus preferidos. Não só porque ele foi um presente de despedida dos meus alunos, mas porque ele é realmente um guia visual muito rico.

O livro conta a história da fotografia desde os primeiros fotógrafos até os dias de hoje. É muito interessante para quem quer entender um pouco melhor a história da fotografia como arte, como tudo começou, as técnicas que eram usadas e como as fotos de antigamente influenciaram as de hoje.

Em meio a tanta informação interessante você encontrará imagens históricas e – em alguns casos – a história por trás delas.

Acima de tudo, este livro é uma inspiração. Basta dar uma folheada em suas páginas para a cabeça começar a fervilhar de ideias. É perfeito não só para amadores, mas para quem já fotografa há certo tempo.

Além disso, o livro é de capa dura e lindo por fora, daqueles que a gente deixa exposto em cima de uma mesa, sabe?!

Compre Fotografia. O Guia Visual Definitivo do Século XIX à Era Digital:
Amazon   |   Saraiva   |   Submarino

 

7) Genesis, de Sebastião Salgado

Genesis é o livro que me fez sonhar em ir para a Patagônia, o livro que me encantou desde a primeira vez que o vi e encanta sempre que vejo. É realmente uma obra de arte, e eu sempre fico admirada com as imagens que encontro nele.

Sebastião Salgado foi um dos primeiros fotógrafos que conheci quando comecei a fotografar e hoje fico deslumbrada a cada imagem sua que vejo.

Genesis traz imagens incríveis de suas viagens pelo mundo, mostrando tanto a beleza de uma paisagem quanto a crueza de tribos isoladas da África. Com isso Genesis é um retrato do nosso mundo ainda – um pouco – selvagem.

 

Compre Genesis: Amazon   |   Saraiva

E aí, gostou deste post? Escreve aqui nos comentários se ele foi útil para você!

Ah, e se quiser salvar este post para ler de novo depois é só salvar a imagem abaixo no seu Pinterest! Aproveita e me segue por lá para ficar por dentro das minhas dicas e inspirações! <3