Como melhorar a composição de suas fotos

A composição na fotografia nada mais é do que o reflexo do olhar do fotógrafo. Mas, muito além disso, saber como melhorar a composição de suas fotos é essencial para tornar uma imagem mais interessante e atraente.

Entretanto, o que muitos não sabem, é que há muita “ciência” por trás de uma “boa” imagem. Uma composição interessante pode ser produzida seguindo algumas regras básicas. Estas regras envolvem não só o arranjo dos elementos num quadro, mas também aspectos como luz, contraste, simetria, padrões, texturas, entre tantos outros.



 

Aqui não vou falar sobre todos estes elementos, mas sim sobre o que indico que você faça caso queira melhorar sua composição fotográfica e aprender a balancear estes aspectos. Vamos lá?

Seja um observador

Parte essencial da fotografia é treinar seus olhos. Pense como eles fossem uma câmera e “crie” cenas interessantes na sua mente antes mesmo de pegar uma câmera.

De nada adianta ter uma câmera de última geração se seu instrumento mais importante (seu olhar) não está treinado para a fotografia.

Encontre a beleza em tudo. Tente compor uma boa foto em cenários não tão fotogênicos. Exemplo: uma fachada de loja sem graça, uma cena simples do cotidiano, ou até mesmo algo dentro de sua casa.

Além de observar as cenas de seu cotidiano, assista a filmes e veja o trabalho de outras pessoas para encontrar inspiração e ver outros olhares.

Comece a reparar na fotografia do filme, nos enquadramentos, ângulos e cores. Perceba tudo que faz aquele filme ter um aspecto mais tenso, leve, alegre, etc (mesmo que não entenda da parte técnica).

Pare durante alguns segundos e analise aquela foto incrível que você viu no Instagram. Por que você acha que ela é tão atraente? O que ela tem de especial?

Não se preocupe, não há resposta errada. Apenas seja curioso e admita que você não sabe tudo. É assim que aprendemos e descobrimos novas formas de pensar. É dessa forma que melhoramos habilidades.

Portanto, observe tudo, desde os detalhes da sua vida ou de uma foto incrível até a cena maior e coloque sua mente para funcionar. Treine seu olhar e, então, estude.

Estude

Muita gente diz que devemos quebrar as regras e fazer trabalhos criativos – como se a criatividade e quebrar as regras fossem extremos opostos.

Primeiramente, para quebrar qualquer regra é preciso – alerta de spoiler – conhecê-la. Se você não entende as regras, como espera quebrá-las? Se não as conhece você é apenas ignorante, não um transgressor.

Segundamente, você pode ser criativo quebrando ou não regras. Seguir regras – e compor uma boa foto dentro delas – muitas vezes é tão difícil que você precisa mesmo ser muito criativo para fazer uma foto funcionar.

Tendo isto dito, eu lhes peço: estudem. Estudem fotografia, composição, luz e todos os elementos básicos. Às vezes é chato, eu sei. Mas, você precisa.

Entender os fundamentos dos elementos que constroem uma “boa foto” é essencial para que você possa, também, construir suas imagens e fazê-las ter o aspecto que gostaria.

Eu, por anos, resisti à ler livros sobre fotografia, composição e toda a parte técnica. Quando li, foi como se tirassem uma venda de meus olhos! Eu pude enxergar o motivo pelo qual eu gostava de algumas fotos e outras não. O motivo pelo qual eu fotografava como fotografava.

A explicação está, basicamente, na composição e na forma como nossos olhos se movem através da fotografia (conduzidos pela forma como o fotógrafo alinhou todos os elementos dentro de um quadro).

Você não precisa fazer um curso – embora possa ajudar –, pode ler materiais na internet, ler alguns livros sobre fotografia, arte e design. Além disso, continue observando e estudando imagens e fotógrafos que você tem como referência. Você só precisa estudar.

Pratique

Este texto não é um passo a passo, então, é claro que você pode praticar enquanto estuda, enquanto observa e pode fazer tudo ao mesmo tempo.

A propósito, não só pode como deve! É essencial que você una o estudo e a observação à prática. Sair por aí com um celular ou câmera na mão, tentando aplicar as técnicas que aprendeu ontem enquanto lia um livro é enriquecedor.

Na prática você tem a oportunidade de fixar tudo que tem aprendido enquanto estuda, além de melhorar um pouco todos os dias. Todo mundo sabe, quando fazemos algo pela primeira vez é difícil e nunca fica tão bom quanto esperávamos. Na segunda, já fica mais fácil. E conforme você vai praticando, mais fácil e natural vai ficando.

Pra mim, muitas vezes, quando vou compor uma imagem, não penso muito sobre a composição em si. Na minha mente a composição, na maioria das vezes, já “vem” naturalmente e quando vejo uma cena a foto já aparece na minha cabeça do jeito que tem que ser. Eu só preciso clicar.

Isso acontece porque eu já pratiquei muito, tanto nas técnicas quanto no olhar. Mesmo assim, há horas em que eu não sei bem o que fazer com uma cena, e preciso pensar em como posicionar algo, lembrar da regra dos terços, de balancear elementos, usar linhas para conduzir os olhos do espectador, etc.

Mas, uma vez que você tenha estudado – ou esteja estudando – fica mais fácil treinar sua mente para compor imagens incríveis.


E aí, gostou deste post? Escreve aqui nos comentários se gostou e compartilha com a gente se tem mais alguma dica!

Ah, e se quiser salvar este post para ler de novo e ver as fotos depois é só salvar a imagem abaixo no seu Pinterest! Aproveita e me segue por lá para ficar por dentro das minhas dicas e inspirações! <3