Pare de arrumar desculpas e faça alguma coisa

Senta aqui, chegou a hora de termos esta conversa.

Primeiramente, você é o único culpado por nada estar acontecendo em sua vida. Não adianta reclamar. Engole o choro e presta atenção no que vou te falar.

Ninguém vai te pegar na mão para fazer alguma coisa a respeito da sua vida.

A vida não é um filme da Sessão da Tarde onde, mesmo depois de ficar aí se fazendo de coitado, as coisas irão, magicamente, acontecer no final.

A vida está mais para um filme do Woody Allen, sem grandes emoções, ácida e real.

Te digo o que vai acontecer se não se mexer agora: você vai viver como uma árvore, plantado no mesmo lugar.

Ninguém vai vir e te dizer: “olha aqui, querido, vem aqui que esse é o caminho e eu vou te levar junto e te carregar nas costas, vou realizar todos os seus sonhos”.

Quer sair do seu emprego? Você pode achar alguém que vai te ajudar e te dar algumas dicas, mas sério, você acha que alguém vai fazer seu currículo, distribuir por aí como se o apocalipse estivesse se aproximando, ir à entrevistas de emprego, aprender um novo idioma pra você, estudar e colocar todo o conhecimento do mundo na sua cabeça através de telepatia? Más notícias, isso aqui não é Black Mirror – ainda.

Você quer economizar? Ok. Alguém pode te ensinar a se planejar, mas me diz quem vai pegar uma planilha de Excel, ajustar suas finanças, te colocar numa camisa de forças, cortar todos os seus cartões de crédito e colocar senha no canal do Polishop?

Você precisa achar o caminho e pode, sim, precisar da ajuda de outras pessoas. Mas você precisa estar aberto e construir algumas – muitas – coisas sozinho.

Tem uma música que gosto e representa muito pra mim, que me fazia chorar como uma criança quando ouvia. Me fazia chorar porque ela era cruel de tão real. Uma doce voz cantava:

“There’s a house across the river but alas I cannot swim, and a garden of such beauty that the flowers seem to grim. There’s a house across the river, but alas I cannot swim, I’ll live my life regretting that I’ve never jumped in”

(Há uma vida do outro lado do rio, mas eu não sei nadar. Um jardim de tamanha beleza que as flores parecem florescer. Há uma casa do outro lado do rio, mas eu não sei nadar. Vou viver minha vida arrependida por nunca ter pulado.)

É isso. Tem uma vida melhor que foi feita para mim, lá do outro lado, mas eu não sei nadar. Vou ficar aqui olhando pra tudo que eu poderia ser e me lamentando porque eu não sei nadar. Tipo: oi?

Ninguém vai te fazer começar a nadar, a fazer algo diferente do que você está acostumado. Você é o único responsável por isto.

Pare de se iludir e achar que para os outros tudo é mais fácil. Todo mundo batalha para chegar até onde chegou.



Se você não vai tentar porque é difícil demais, tenho uma notícia pra você: você está fadado a ser medíocre e não conseguir nada do que sonha. Surpresa!

Não tem nenhuma espécie de atalho ou elevador pra te levar até seus sonhos. Não tem um mapa do tesouro com um grande X marcado no bem no meio.

Você precisa calçar suas melhores botas de caminhada, vestir aquela calça cargo meio estranha, levar uma garrafa de água e seu espírito desbravador consigo porque, vou te dizer: O único caminho para seu próprio sucesso é por um caminho tortuoso e íngreme. E você vai precisar explorar. Não é uma trilha bem demarcada, você vai ter que abrir caminho.

Você não vai tentar ser fotógrafo porque é muito difícil e não sabe por onde começar? Cara, sério, é uma vergonha dizer isso. O Google te dá todas as dicas. Pare de ser medroso e faça alguma coisa. Eu comecei assim, porque ninguém poderia fazer isso por mim e eu tinha zero experiência.

Sabe o que eu fazia quando comecei a fotografar? Eu trabalhava em uma empresa privada que vendia medicamentos e participava de licitações.

Alvará: ok

Certidão negativa de débitos: ok

Certificado da Anvisa: ok

CBPF: ok

Proposta: ok

Criatividade: ?

Eu sei, eu sei, você tem medo de errar, eu entendo. Mas, desculpe a franqueza: Pare de ser idiota.

Você tem medo de quê, exatamente? De “falhar”? Spoiler: isso vai acontecer. E não tentar é a maior falha que você pode cometer. Spoiler 2: falhar só vai te deixar melhor e mais preparado para encarar qualquer coisa.

Além disso, quem disse que errar é uma vergonha? Quem definiu o conceito de certo ou errado, a propósito?


Leia também: Quando nos tornamos assassinos de sonhos?


Eu vou te dizer o que me assusta: chegar no fim da minha humilde vida e perceber que eu não fiz nada do que queria e que eu não sei quem sou nem para quê dei o ar da minha graça no planeta Terra.

Ah já sei, você acha que será muito difícil. Já te falei o quanto é difícil fazer algo que não gosta, sem perspectiva e sentir que seus dias não tem sentido? Ver suas preciosas horas de vida escorrendo pelo ralo e passando pelo triturador de alimentos com aquela música de Psicose tocando ao fundo? Me diga, então, o que é difícil.

Cômodo é. Fácil nem tanto.

Vou te contar um segredo: por mais que seja difícil, se você está correndo atrás de seus sonhos ou do que gosta de fazer, tudo vai parecer uma brincadeira de criança.

Há momentos difíceis em que você pensa em desistir? Há. Mas sua vontade de chegar no seu destino é maior.

Pra finalizar, vou ser curta e grossa: Não se faça de coitado. Não diga que não teve as mesmas oportunidades que alguém. Não diga que não tem dinheiro. Não diga que a culpa não é sua.

Se você não está onde quer, claro, podem ter havido alguns problemas no caminho que não dependem de você. Mas se você não está indo em direção ao que você quer, se você está comendo pipoca no sofá assistindo sua vida passar, cara, não seja hipócrita em dizer que a culpa não é sua.

Pare de ser suas próprias barreiras e pare de alimentar o que as constrói, pare de ser seus medos e suas frustrações. Você só terá um amanhã melhor se seu hoje estiver te preparando para um amanhã melhor. Caso contrário, seu amanhã será igual a hoje e depois de amanhã também.


E aí, gostou deste post? Escreve aqui nos comentários se ele foi útil para você!

Ah, e se quiser salvar este post para ler de novo depois é só salvar a imagem abaixo no seu Pinterest! Aproveita e me segue por lá! <3

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar