fbpx

Como aumentei os acessos do meu blog com uma estratégia simples

Sumário

Meu blog começou oficialmente em novembro de 2016. Foi quando eu decidi que postaria com mais frequência por aqui e escreveria sobre fotografia e viagens. Entretanto, na época, eu não sabia muito bem como o divulgar e como aumentar o tráfego do meu blog.

A verdade é que de novembro a março de 2016 todos os acessos que tinha no meu blog vinham de conhecidos. Família, amigos e colegas de trabalho que já me acompanhavam no Instagram ou Facebook.

Apesar de eu tomar o cuidado de seguir as boas práticas de SEO (para ser encontrada pelos mecanismos de busca) meu conteúdo ainda não era considerado relevante para o Google, o que limitava mais ainda meu alcance.

Até que eu descobri o Pinterest.

 

Como aumentar o tráfego do seu blog – o jeito simples

Insatisfeita com meu alcance, comecei a fazer pesquisas. Descobri que mais da metade dos milhões de acessos do blog SuperEla vêm do Pinterest. E foi aí que tudo mudou.

Aqui peço licença àqueles que já conhecem a plataforma para explicar brevemente àqueles que nunca ouviram falar de Pins para uma breve introdução abaixo, e também para indicar este post onde explico o que é Pinterest e como ele funciona:

O Pinterest funciona como uma mistura de Google e rede social. Como? Você pode seguir pessoas e encontrar seus amigos por lá. Mas, o maior objetivo é buscar imagens e salvar inspirações ou outras coisas úteis para você.

Lá você pode criar pastas (que funcionam como uma espécie de mural virtual) e separá-las por assuntos para salvar suas inspirações. Exemplo: Uma pasta com ideias de decoração para sua nova casa. Outra, com fotos legais que você gostaria de usar como inspiração para fotografar. Outra com frases legais para ler naqueles dias em que você se sente desmotivado; entre inúmeros outros assuntos. Você é quem decide como organizar.

O interessante é que no Pinterest algumas das imagens são publicadas por usuários “comuns”, enquanto outras são salvas diretamente de sites. E é isso que traz muito tráfego para o seu site (compartilho meus resultados mais abaixo).

Como assim? Vou te explicar.

 

As imagens nos seus posts podem se tornar pins

Ao entrar em um post como este, onde dou dicas de como fotografar melhor com 8 passos simples, e encontrar uma imagem interessante como a imagem abaixo, você pode salvá-la no seu Pinterest.

 

 

Quando você a salva lá, o link do meu post vai ficar “conectado” à imagem. O mesmo acontece quando você salva um pin com link direto no Pinterest, que está vinculado a um site ou blog específico. E, quando alguém salva suas imagens, os pins salvos aparecem para os seguidores daquele usuário – o que garante que seu pin será visto não somente pela sua rede de contatos, mas pela rede de quem salvou aquela foto.

Além disso, o Pinterest funciona como um mecanismo de buscas. Se suas imagens contém um link para o seu site e estão otimizadas para SEO, é muito provável que o mecanismo de buscas do Pinterest as encontre. Então, quando alguém procurar por uma palavra-chave específica, existem grandes chances de que seu pin apareça entre os resultados.

Independente da forma que um usuário encontra seu pin, se ele salvar, aquela imagem poderá ser mostrada para os seguidores dele. As pessoas que veem aquele post podem salvá-lo ou clicar para ler mais se estiverem interessadas – o que garante um crescimento exponencial para seus pins e um aumento considerável no tráfego do seu blog ou site.

 

Pins podem aumentar o tráfego do seu blog e visualizações no Pinterest

Quando descobri isto, passei a criar imagens específicas para o Pinterest como estas abaixo – são as imagens que uso no final de cada post, ou algumas imagens com quotes ou infográficos.

Além disso, percebi, na época, que as imagens que chamam mais atenção são aquelas visualmente bonitas e clean, com um título escrito de forma clara, e com formato retrato – ou seja, mais longas na vertical.

Apesar de funcionar como uma plataforma visual, os títulos dos pins e descrições praticamente não são notadas pelos usuários do Pinterest. Portanto, se você publica uma imagem bonita com a intenção de divulgar um artigo no seu blog, mas esta imagem não tem um título, é provável que ninguém clique nela.

Se a imagem publicada tem um título específico como as fotos acima, é muito mais provável que os usuários cliquem para ver mais informações sobre aquele tema.

Imagens com títulos e calls to action aumentam seu tráfego por apresentarem uma informação clara sobre o que o usuário irá encontrar ao acessar aquela página.

 

Conta Business no Pinterest – alcance mais pessoas

Depois de um tempo, ainda não estava tendo aumento no número de acessos. Fiz mais algumas pesquisas no Google e então fiz a transição da conta Pessoal para a conta Business. Logo em seguida, verifiquei meu site no Pinterest e foi aí que as coisas mudaram.

Isso porque o Pinterest dá prioridade para os criadores de conteúdo, e principalmente, para pins que venham do seu site – aquele que está vinculado à sua conta (te ensino como fazer isto aqui).

 

Em março, quando fiz a mudança, meu blog teve 498 visualizações – sendo que apenas uma veio do Pinterest. Como a mudança foi feita no final de março, não houveram resultados muito significativos.

Em abril, o tráfego já atingiu 1.146 visualizações, sendo que 367 delas vieram do Pinterest. Enquanto isso, em maio, o número de visualizações vindas do Pinterest foi de 508 – com os acessos através da rede superando o número de tráfego total do mês de março – e 1.686 no total.

Em junho de 2017, eu continuava criando conteúdo e vinculando ao Pinterest. Além disso, vinha pensando em conteúdos específicos que pudessem chamar mais atenção por lá. Neste mês, meu blog teve 2.326 acessos, sendo que 759 deles vieram do Pinterest.

Hoje, meu blog tem uma média de 90.000 visitas por mês, e os acessos através do Pinterest representam cerca de 40% dos acessos totais.

 

Mas, o mais interessante não é o número de acessos vindos do Pinterest, apesar de isso ser incrível.

 

O Pinterest influencia seus rankings no Google

O mais legal é que quando seu site recebe um volume alto de tráfego como este, seus posts e seu site, no geral, começam a ser considerados mais relevantes para mecanismos de busca como o Google.

Devido à isto, hoje, meu site tem 30% de seus acessos mensais vindos de mecanismos de busca. E eu acho isto incrível porque eu não estou mais restrita à divulgação dos meus posts através das minhas redes sociais.

 

Hoje, tenho 23 mil seguidores no Instagram e não possuo uma página do blog no Facebook, então, meu público ainda é limitado nestas redes. Sem contar que redes sociais como Instagram, Facebook e Twitter mostram seus posts para um percentual muito pequeno dos seus seguidores.

Enquanto isso, o Pinterest mostra seus posts até para pessoas que não te seguem! Por isso, o Pinterest e o Google são meios incríveis de fazer com que seu conteúdo e seu trabalho sejam vistos por pessoas que não me conhecem. Eles são uma ótima forma de conquistar novas audiências e de aumentar o tráfego do seu blog.

 

E aí, está pronto para aumentar os acessos do seu blog também? Cria um perfil no Pinterest e começa a usar. Já aproveita e me segue lá.

Em breve vou ensinar mais sobre como usar o Pinterest para conseguir mais acessos. Se você quer ficar por dentro e receber a notificação em primeira mão, me segue no Instagram. Eu sempre aviso quando tem post novo por lá!

 

E aí, gostou deste post? Escreve aqui nos comentários se gostou e compartilha com a gente se tem mais alguma dica!

Ah, e se quiser salvar este post para ler de novo e ver as fotos depois é só salvar a imagem abaixo no seu Pinterest! Aproveita e me segue por lá para ficar por dentro das minhas dicas e inspirações! <3

aumentar trafego blog imagem 1

Laís Schulz

Laís Schulz

Nômade digital, fotógrafa e produtora de conteúdo. Escrevo sobre temas complexos de forma simples. Tenho um blog pessoal onde compartilho dicas sobre marketing digital, redes sociais, fotografia e desenvolvimento pessoal. Meu maior objetivo é ajudar pessoas a melhorar suas vidas de alguma forma – seja no âmbito profissional ou pessoal. Já trabalhei produzindo conteúdo e divulgando produtos de marcas como Facebook, Nubank, Sandmarc, Cia Marítima, Sofia by Vix, NA.LOO, Kapten & Son, Paul Rich e STRONGER. ✉️ [email protected]