Como aumentei os acessos do meu blog com uma estratégia simples

Meu blog começou oficialmente em novembro de 2016. Foi quando eu decidi que postaria com mais frequência por lá e escreveria sobre fotografia e viagens. Entretanto, na época, eu não sabia muito bem como o divulgar e como aumentar os acessos do meu blog.

A verdade é que de novembro a março todos os acessos que tinha no meu blog vinham de conhecidos. Família, amigos e colegas de trabalho que já me acompanhavam no Instagram ou Facebook.

Apesar de eu tomar o cuidado de seguir as boas práticas de SEO (para ser encontrada pelos mecanismos de busca) meu conteúdo ainda não era considerado relevante para o Google, o que limitava mais ainda meu alcance.

Então, eu comecei a fazer pesquisas, como todo bom adepto do Do It Yourself – ou Faça Você Mesmo. O Google me mostrou algo muito valioso – ele é ótimo, todo mundo deveria tentar usar, a propósito. Ele me mostrou algo que, até então, era apenas uma forma de jogar no lixo horas e horas do meu dia: o Pinterest.

E aí peço licença àqueles que já conhecem a rede para explicar brevemente àqueles que nunca ouviram falar de Pins:


O Pinterest funciona como uma mescla de Google e rede social. Como? Você pode seguir pessoas e encontrar seus amigos por lá. Mas, o maior objetivo é buscar imagens e salvar inspirações ou outras coisitchas úteis.

Lá você pode criar pastas (que funcionam como uma espécie de mural virtual) e separá-las por assuntos para salvar suas inspirações. Exemplo: Uma pasta com ideias de decoração para sua nova casa. Outra, com fotos legais que você gostaria de usar como inspiração para fotografar. Outra com frases legais para ler naqueles dias em que você se sente desmotivado, entre inúmeros outros assuntos. Você é quem decide como organizar.


O interessante é que no Pinterest algumas das imagens são upadas por usuários, enquanto outras são salvas de sites. Como assim? Vou te explicar.

Ao entrar em um post como este, onde dou dicas de como fotografar melhor com 8 passos simples, e encontrar uma imagem interessante como a imagem abaixo, você pode salvá-la no seu Pinterest.

 

 

Quando você a salva lá, usando o link do meu post como referência, ou quando salva o meu Pin – que é a imagem que eu salvei no meu Pinterest, por exemplo – que está vinculado ao meu site/blog, mais chance há de que outras pessoas encontrem meu blog através daquela imagem.

Portanto, ao salvar um Pin como este, sua rede de contatos, muito provavelmente, verá esta imagem. Se interessar à este alguém que a viu, ele também “pinará” a imagem e aí mais pessoas verão. E assim segue.

Quando descobri isto, passei a criar imagens específicas para o Pinterest como estas abaixo – são as imagens que uso no final de cada post, ou algumas imagens com quotes ou infográficos.

Além disso, percebi, na época, que as imagens que chamam mais atenção são aquelas visualmente bonitas e clean, com um título escrito de forma clara, e com formato retrato – ou seja, mais longas na vertical.

Depois de um tempo, ainda não estava tendo aumento no número de acessos. Fiz mais algumas pesquisas no Dr. Google e então fiz a transição da conta Pessoal para a conta Business. Logo em seguida, verifiquei meu site no Pinterest e foi aí que as coisas mudaram.

Em março, quando fiz a mudança, meu blog teve 498 visualizações – sendo que apenas uma veio do Pinterest. Como a mudança foi feita no final de março, não houveram resultados muito significativos.

Em abril, o tráfego já atingiu 1.146 visualizações, sendo que 367 delas vieram do Pinterest. Enquanto isso, em maio, o número de visualizações vindas do Pinterest foi de 508 – com os acessos através da rede superando o número de tráfego total do mês de março – e 1.686 no total.

Em junho de 2017, eu continuava criando conteúdo e vinculando ao Pinterest. Além disso, vinha pensando em conteúdos específicos que pudessem chamar mais atenção por lá. Neste mês, meu blog teve 2.326 acessos, sendo que 759 deles vieram do Pinterest.

Hoje, meu blog tem uma média de 90.000 visitas por mês, e os acessos através do Pinterest representam cerca de 40% dos acessos totais.

Mas, o mais interessante não é o número de acessos vindos do Pinterest, apesar de isso ser incrível.

O mais legal é que quando seu site recebe um volume alto de tráfego como este, seus posts e seu site, no geral, começam a ser considerados mais relevantes para mecanismos de busca como o Google.

Devido à isto, hoje, meu site tem 30% de seus acessos mensais vindos de mecanismos de busca. E eu acho isto incrível porque eu não estou mais restrita à divulgação dos meus posts através das minhas redes sociais.

Hoje, tenho 23 mil seguidores no Instagram e não possuo uma página do blog no Facebook, então, meu público ainda é limitado nestas redes. Portanto, o Pinterest e o Google são meios incríveis de fazer com que meu conteúdo e meu trabalho sejam vistos.

E aí, está pronto para aumentar os acessos do seu blog também? Cria um perfil no Pinterest e começa a usar. Já aproveita e me segue lá.

Em breve vou ensinar mais sobre como usar o Pinterest para conseguir mais acessos. Se você quer ficar por dentro e receber a notificação em primeira mão, me segue no Instagram. Eu sempre aviso quando tem post novo por lá!

Ah, e se quer ler um conteúdo inédito, quinzenalmente, com minhas reflexões sobre a vida e dicas sobre fotografia, filmes, aplicativos, livros e música, é só se cadastrar na minha Newsletter através deste link, é gratis. Não sabe se vai gostar? Então entra neste link para ler a primeira Newsletter e ver se curte. 😉


E aí, gostou deste post? Escreve aqui nos comentários se gostou e compartilha com a gente se tem mais alguma dica!

Ah, e se quiser salvar este post para ler de novo e ver as fotos depois é só salvar a imagem abaixo no seu Pinterest! Aproveita e me segue por lá para ficar por dentro das minhas dicas e inspirações! <3