5 formas de manter um bom engajamento no Instagram

O algoritmo do Instagram está tornando cada vez mais difícil atingir um grande número de pessoas e manter um bom engajamento no Instagram. A cada post os números variam e quem trabalha com o Instagram vai à loucura.

Mas, afinal, se não podemos acabar com o algoritmo, o que podemos fazer? Bom, há algumas formas de fazer com que seu engajamento não caia – tanto – e eu vou apresentá-las aqui. Vamos lá?

Obs: vale lembrar que estas são maneiras que uso para construir um relacionamento com quem me segue. Faço isso porque acredito e faço de coração, com honestidade. Nada disso vai funcionar se não é algo natural seu. Caso contrário, tudo parecerá forçado e você pode sofrer o efeito contrário. Busque formas que funcionem para você e que lhe sejam espontâneas e naturais. <3


Relacionado: 6 táticas para ganhar seguidores no Instagram – de forma honesta

Mostre que você se importa com quem está lá por você

Encontre uma forma especial de expressar e valorizar aqueles seguidores que estão com você há bastante tempo e mostram o quanto se importam com você.

Relações humanas precisam de atenção e cuidado de ambas as partes, seja online ou off-line, portanto, mantenha seus seguidores próximos. Tire um tempo para interagir com eles, sempre responda comentários e mensagens de forma simpática. Não importa se você é uma pessoa ou marca.

Esse laço é importantíssimo, porque estabelece confiança entre ambas as partes. E no fim, acima de tudo, você vai deixar de vê-los como seguidores e vai encontrar amigos. <3

 



Interaja

Quanto mais tempo você investir interagindo com publicações de outras pessoas, mais provável será que elas interajam com você. Curta e comente – mas, só no caso de você realmente sentir que tem vontade de comentar algo verdadeiro –, interaja com seus seguidores, mas também com quem você segue.

Doe seu tempo, reserve alguns momentos do seu dia para fazer isto. Crie e cultive este hábito. Conecte-se às pessoas que estão do outro lado, afinal, é para isto que as redes sociais servem, não é?

Doe-se e compartilhe mais do que fotos

Algo que acho que aproxima muito mais as pessoas nas redes sociais é compartilhar conhecimento, aprendizados ou qualquer outra coisa que possa ser compartilhada.

Percebo que muitas pessoas se aproximam de mim quando ensino alguma coisa, compartilho o nome de algum aplicativo legal, dou alguma indicação interessante, ou simplesmente me abro sobre o que estou passando.

Quando doamos um tempo da nossa vida ensinando ou ajudando alguém de alguma forma, o outro, na maioria das vezes, compreende e aprecia este esforço. E assim nos aproximamos uns dos outros.

Crie postagens que signifiquem algo ou que convidem as pessoas a interagir

É muito fácil escolher uma foto bonita e postar a frase legal de uma música. Porém, quantas pessoas irão se identificar com aquela publicação e sentirão vontade de interagir com você?

Meus melhores conteúdos (em termos de engajamento) são aqueles em que eu conto a história por trás da foto, trago alguma reflexão ou me exponho de alguma forma mais pessoal.

Mas, é claro, que isto funciona para o meu público. Encontre o que você gosta de postar e compartilhar e entenda onde seus gostos cruzam com os gostos dos seus seguidores, e então, fale a linguagem deles.

Poste seu melhor conteúdo

No caso do Instagram, acredito que qualidade valha mais do que quantidade. Penso que é preferível postar 4 vezes por semana um conteúdo especial e que chame a atenção de seus seguidores e também daqueles que não te seguem, do que postar 7 dias por semana fotos que não agregam muito ou que são basicamente uma repetição de suas últimas fotos.

A meu ver, compartilhar uma foto excelente de dois em dois dias é melhor do que postar uma foto mediana todos os dias.

Busque também não ser tão repetitivo. Às vezes entro em alguns feeds e vejo três fotos seguidas praticamente iguais – exemplo: a mesma pessoa, fotografada à mesma distância, com praticamente a mesma pose em todas as fotos.

Imagina quem vê aquelas fotos no feed? Se gostar da primeira vez, é provável que curta e até mesmo comente. Mas ao ver uma foto praticamente igual logo em seguida, é muito provável que não curta, muito menos comente novamente.

Tente variar um pouco seu conteúdo e surpreender seus seguidores de alguma forma. Isso sempre ajuda!


Relacionado: 7 dicas para ter um feed organizado e harmonioso no Instagram

Use as hashtags certas

As hashtags são uma ótima chance de fazer com que pessoas que ainda não te seguem encontrem seu trabalho. Além disso, desde que a função de seguir hashtags começou, sua imagem tem boas chances de ser curtida por mais gente.

Escolha as hashtags com sabedoria, não adianta usar #FimDeSemanaTopissimoComMinhaFamiliaNaPraiaEmArraialDoCabo. Escolha hashtags que têm a ver com seu post mas que possam fazer com que seu post apareça para mais pessoas.

Além disso, gosto de mesclar hashtags mais específicas com outras mais populares. Quando você usa hashtags específicas, seus posts não serão vistos por tanta gente, porém, serão vistos pelas pessoas certas.

Precisa de alguns exemplos? Quando eu posto fotos minhas viajando eu geralmente uso hashtags relacionadas a viagem, como #worldnomads ou #femmetravel. Descubra hashtags relevantes para o tópico que está postando e acrescente-as ao seu post.

Se não tem nenhuma ideia de quais hashtags pode usar, vá lá no Display Purposes e pesquise. É um site fácil de usar que irá te dar várias ideias de hashtags para utilizar em seus posts.


E aí, gostou deste post? Escreve aqui nos comentários se ele foi útil para você!

Ah, e se quiser salvar este post para ler de novo depois é só salvar a imagem abaixo no seu Pinterest! Aproveita e me segue por lá para ficar por dentro das minhas dicas e inspirações! <3