6 táticas para ganhar seguidores no Instagram – de forma honesta

Ganhar seguidores no Instagram se tornou uma batalha e algo cada vez mais difícil com a mudança do algoritmo, que alterou os posts por relevância e não mais por ordem cronológica.

Desde então, muitas hipóteses e possibilidades vem sendo discutidas sobre como ganhar seguidores no Instagram.

É inegável que há inúmeras formas – desonestas – de ganhar seguidores rapidamente. Entretanto, há algumas formas de ganhar seguidores engajados de forma mais lenta, porém, sólida.

Quer ver como? Então presta atenção nas dicas a seguir e comece a colocar em prática hoje!

PS: Este post é direcionado para quem quer ganhar seguidores no Instagram com objetivo profissional, não somente para inflar seu ego, ok?! Então, como tudo que envolve trabalho, você vai precisar se esforçar.

Concentre seus esforços fora do Instagram

Parece um pouco contraditório que para ganhar seguidores no Instagram você tenha que trabalhar fora dele, mas eu sou a prova viva de que isto funciona.

Com a recente – e contraditória – mudança no algoritmo, a cada dia torna-se mais difícil fazer com que novas pessoas encontrem suas postagens. As hashtags já não estão mais tão eficientes quanto costumavam e é preciso fazer alguma coisa além de curtir e comentar em fotos de desconhecidos.

Caso você tenha uma audiência em outra rede social ou qualquer outro canal, divulgue seu Instagram através dele. Lembre as pessoas de que você tem um Instagram, diga para seguir você caso queiram mais do que você oferece na outra rede.

Mostre às pessoas o quanto pode ser interessante te seguir no Instagram – e de fato, seja interessante no Instagram. Nem todas as pessoas lhe seguirão, mas algumas farão isto e isto é ótimo.

Apropósito, me segue lá no Instagram! 😉

Interaja com quem você admira e com novas pessoas

Não me entenda errado. Por interagir não estou falando em curtir e comentar em fotos aleatoriamente como se fosse um robô ou spam. Tire um tempo de seu precioso dia para interagir, de verdade, com as pessoas.

Navegue através de hashtags ou de seu próprio feed e dê um like nas fotos que você gostar e deixe também um comentário que signifique algo. Fale o quanto gostou de algo específico naquela foto em vez de apenas colocar 3 corações ou palminhas. Crie uma interação genuína.

Leva tempo, é mais trabalhoso, mas chama mais atenção do que um comentário simples e sem sentido. Quando você comenta algo com o coração é muito mais provável que aquela conta vá até a sua para dar uma olhada. Se seu conteúdo for interessante, pode ser que você ganhe um novo seguidor.

Se aquela pessoa não te seguir, você pode ter começado uma nova amizade, de qualquer jeito. De qualquer forma, vale o esforço.

Tenha bom conteúdo – e consistência

Seu cartão de visitas é o seu feed como um todo, aquelas primeiras 9 fotos mostradas no seu Instagram podem ser o ponto decisivo para alguém te seguir ou não.

Caso você trabalhe ou queira trabalhar através do Instagram, deve levar a sério a organização do seu feed e a forma como posta suas fotos. Inclusive, há um tempo eu escrevi um post sobre como organizar seu feed no Instagram. Dá uma olhada lá, ele pode te ajudar.

Se você trabalhar com isto, pense no seu Instagram como um currículo. Alguém te contrataria olhando para ele? O conteúdo que você posta é de qualidade e oferece algo para quem te segue?



Se você tem um perfil profissional, por exemplo, de sua empresa de decoração, a “XY Home Decor”, e está postando selfies de um final de semana com seus amigos, talvez esteja espantando pessoas que querem ver apenas seu trabalho. Se tem um perfil pessoal e posta conteúdo de trabalho, pode ser que esteja espantando pessoas que querem ver você como pessoa.

Ninguém – ou quase ninguém – segue o perfil de uma loja de roupas para ver o dono se divertindo em uma viagem que não tem nada a ver com a loja. Poste sim, backstage, mas backstage relacionado com o seu negócio ou o estilo que você promove.

O mesmo vale para os perfis pessoais. Tente não fugir muito do tópico principal. Eu sempre posto sobre fotografia, viagens e crescimento pessoal, às vezes sobre uma coisa ou outra mais off-topic, mas quando alguém vê meu Instagram, sabe o que verá se me seguir: viagens, fotografia e legendas com reflexões sobre a vida.

Use hashtags – de forma sábia

Vou ser direta: não adianta usar #FimDeSemanaTopissimoComMinhaFamiliaNaPraiaEmArraialDoCabo. Escolha hashtags que têm a ver com seu post, mas que possam fazer com que seu post apareça para mais pessoas.

As hashtags existem para agrupar posts por interesses ou tópicos, então não adianta usar hashtags super específicas que só existirão para uma única publicação – a sua.

A forma mais esperta de usar hashtags é pensar nelas de acordo com o seu post. Se sua foto tem uma pegada mais vintage, a #vsco pode ser uma boa escolha, porque há muita foto com um estilo de filme antigo por lá, por exemplo.

O importante é que você use as hashtags para que pessoas que não te seguem descubram seu trabalho. Escolhendo bem as hashtags você consegue chegar a um público específico que realmente vai se interessar no que você está postando e pode começar a te seguir.

Busque contas que possam te repostar

Se você tem um Instagram voltado para moda, busque contas que repostem looks e inspirações. Se viaja, busque contas que repostam imagens de viagens.

Uma vez que você encontrou as contas que fazem isto, é hora de marca-los em suas publicações. A melhor forma é usar as hashtags sugeridas pela própria conta. Você também pode marcar o perfil em sua foto ou mencionar o perfil em sua legenda. Só não vale sair marcando todo mundo e parecer um spam, hein?

Você pode, também, entrar em contato por direct ou e-mail e perguntar se pode mandar seu portfólio caso eles queiram repostar suas fotos. Há alguns perfis que “vendem” reposts. Caso encontre algum pelo caminho, mande se ferrar e vá para o próximo.

Quando sua foto é repostada em um perfil grande ou com seguidores engajados, as chances de eles clicarem no seu perfil e te seguirem (se gostarem do seu conteúdo) são maiores. Um exemplo é a foto abaixo, que foi uma das mais repostadas da minha história e que me fez ganhar algumas centenas de seguidores.

Estreite os laços com quem já te segue

Então, mas o objetivo não é conseguir mais seguidores? Por que eu preciso interagir com os que eu já tenho?

Bom, primeiramente isto pode te ajudar a manter uma ligação mais próxima com seus seguidores e isso, por si só, já é uma vantagem enorme. Você vai encontrar pessoas incríveis e até mesmo, amigos.

Além do lado pessoal, o fato de interagir com seus seguidores também te ajuda manter um bom engajamento e manter seu número de seguidores o mais estável possível (a gente sabe o quanto é fácil perder seguidores todos os dias).

E eu já falei neste post que o engajamento é importantíssimo para que o algoritmo entenda que sua foto é importante.

Caso o algoritmo do Instagram perceba que sua foto é importante (com likes e comentários reais) as chances de sua publicação aparecer no “Explorar” (aquela lupa do canto inferior esquerdo) são maiores.

Ou seja, aparecer no Explorar significa que várias pessoas que não te seguem vão ver sua foto/vídeo e podem clicar na sua publicação e começar a te seguir a partir daí.


E aí, gostou deste post? Escreve aqui nos comentários se ele foi útil para você!

Ah, e se quiser salvar este post para ler de novo depois é só salvar a imagem abaixo no seu Pinterest! Aproveita e me segue por lá para ficar por dentro das minhas dicas e inspirações! <3

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar