#PinterestParaNegócios – O Pinterest é para você? Que tal usá-lo na sua estratégia de marketing?!

– O Pinterest é um buraco negro.

– O Pinterest só serve pra salvar coisas que você nunca vai fazer.

– O Pinterest é para encontrar referências.

– Não entendo esse negócio de Pinterest…

– Pinterest? Minha mãe usa!

– Ah, eu tenho, mas criei uma conta e nunca mais mexi.

– É uma rede social de fotos, não basta ter o Instagram?

 

Quando falo de Pinterest essas são as frases que mais escuto e leio. Por que usar uma rede social que, aparentemente, não serve pra nada além de se afundar em um mar de fotos bonitas?

O fato é que, quando você usa o Pinterest como usuário é muito provável que ele seja uma de suas formas favoritas de procrastinar. Mas, quando você começa a enxergar a rede como uma estratégia de marketing os resultados podem ser impressionantes.

Bom, até um tempo atrás eu também não tinha me dado conta disso. Passava horas salvando imagens de coisas que nunca faria. Até que, em 2017, tudo mudou.

Neste ano eu havia fundado meu blog, mas não tinha nenhum objetivo especial. Publicava conteúdos variados e também não tinha uma grande quantidade de artigos.

E aí, em setembro de 2017, passados alguns meses depois de configurar minha conta no Pinterest e otimizá-la, eu finalmente comecei a ver resultados.

Os acessos no meu blog aumentaram 400% em 3 meses. Foi absurdo. E o melhor de tudo é que isso fez com que meu blog fosse melhor ranqueado no Google. Ou seja, alguns de meus textos começaram a aparecer entre os primeiros resultados por lá também.


Relacionado: Como aumentei os acessos do meu blog com uma estratégia simples

Basicamente, o Pinterest não só catapultou meu blog na rede, em si, mas ele também o jogou lá para cima no Google.

Okay, okay… mas, como você pode tirar proveito disso? E como saber se o Pinterest é pra você?

Afinal, o Pinterest é para mim?

Bom, eu não vou mentir. Não é todo negócio que vai ser super bem sucedido no Pinterest. Pelo menos não por enquanto.

Mas, o Pinterest tem lugar para muita gente. É só saber como usá-lo e entender quais conteúdos funcionam bem por lá.

Vire uma autoridade ou expanda sua audiência

Os mais beneficiados, mas não os únicos, são aqueles que querem se tornar uma autoridade em seu meio de atuação. E isso serve para todo o tipo de conteúdo – imagem, vídeo e escrito.

Se você possui um blog, um blog dentro do seu site, ou um canal no YouTube, por exemplo, ótimo!

Quando você usa o Pinterest como negócio, compartilhando seus artigos, fotos e vídeos por lá, da forma correta – seguindo boas práticas de SEO, criando imagens atraentes e pensando no seu público – as chances de crescer na rede são enormes.

Com as visualizações e cliques em suas imagens crescendo na plataforma você tem um potencial enorme em suas mãos. Basta saber aproveitar.

Crie conteúdo ou produtos de sucesso

Com o Pinterest Analytics, você tem acesso aos dados mais importantes de suas pastas e Pins. Assim, pode criar outros artigos que funcionem tão bem quanto aqueles publicados por lá. Ou, até mesmo desenvolver produtos pensados para as necessidades que você identifica no seu público do Pinterest.

A análise dos seus melhores pins proporciona ótimos insights.

O Pinterest é uma rede em que os usuários agem, não apenas consomem conteúdo.

Eles salvam, seguem, clicam, compram… isso tudo mostra padrões de comportamento do seu público e, portanto, te abre inúmeras possibilidades.

Venda mais

Além de possibilitar que você analise seus melhores pins, o Pinterest oferece ainda mais benefícios para quem quer divulgar produtos através dele.

Na rede existem pins específicos para produtos. Estes podem ser salvos direto da sua loja virtual, por exemplo. O Pinterest já mostra até mesmo a descrição do item e o preço. O mais legal é que quando um usuário clica na imagem, é direcionado direto para a página do produto.

Isso funciona até mesmo para artistas independentes que vendem suas artes em sites como o Colab55, por exemplo.

Promova – você, seu negócio, seus produtos, seus serviços

O que você deve pensar, acima de tudo, é se você pretende desenvolver algum tipo de ação online – mesmo que seu negócio seja 100% físico.

Não se esqueça, estamos falando de usá-lo para divulgar seus negócios – ou você. Ele não é uma ferramenta de vendas, mas uma ferramenta de divulgação.

Explico: o Pinterest funciona como um mecanismo de busca. Ele é tipo o Google das imagens bonitas. Ou seja, os usuários realizam buscas e você pode aparecer para eles dentro dos resultados.

Dessa forma, você está se promovendo, promovendo seus serviços, seus produtos ou suas outras plataformas.

Portanto, o Pinterest é uma ótima forma para chegar à mais pessoas e promover-se.

Bônus: sobre ganhar dinheiro com o Pinterest

Você vai ganhar dinheiro diretamentecom o Pinterest? Bom, é provável que não, pelo menos por enquanto. Assim como muita gente não ganha dinheiro diretamente com o Instagram ou Facebook fazendo #publi.

É possível, sim, ganhar dinheiro usando o Pinterest como uma ferramenta de divulgação. Ou seja, o que vai te dar dinheiro é o marketing que você faz por lá. Em outras palavras: trazendo tráfego para seu site, divulgando seus serviços e o conteúdo que produz, expondo seus produtos…

Desta forma, você é encontrado por clientes em potencial e, usando outras estratégias de marketing e vendas, pode sim ganhar dinheiro.


Relacionado: Como ganhar dinheiro com seu blog: 3 formas de rentabilizá-lo mesmo sem muitos acessos

Sim, o Pinterest é para mim!

E então, será que o Pinterest é para mim?! Bom, vamos lá…

Você quer gerar mais tráfego para seu site? Quer aumentar o awareness da sua empresa, mesmo que ela não seja um negócio online? Fortalecer sua marca? Ser conhecido por mais gente? Expandir sua audiência? Virar uma autoridade em seu meio de atuação? Vender mais produtos? Quer ter mais visualizações? Ou quem sabe mais visibilidade em outras redes? Quer se consolidar em um mercado?

Se você respondeu “sim” para qualquer uma destas perguntas, o Pinterest é para você.

Algo que sempre falo é: o que realmente importa aqui é a forma como você comunica. Ou seja, a forma como você dialoga com seu público e como você compartilha isto no Pinterest.

Saber como comunicar e que tipo de imagem e informação publicar por lá é muito mais importante do que o seu ramo de atuação.

O fato é que, independente da rede social, você precisa conhecer seu público, entender o foco do seu negócio e da sua atuação em cada plataforma e produzir conteúdo que chame a atenção do seu público alvo.

No Pinterest isso não é diferente.


Relacionado: Como usar as redes sociais para atrair seu público e conectar-se com ele

Portanto, se você é um profissional independente, um escritor, educador físico, arquiteto, cabeleireiro, blogueiro, nutricionista, youtuber, influenciador digital, advogado, fotógrafo e mais um milhão de coisas, o Pinterest é para você!

A partir do aumento do tráfego para seu blog, redes sociais ou até mesmo YouTube, você pode aumentar seus seguidores em outras plataformas, consolidar seu trabalho, desenvolver produtos digitais e ganhar dinheiro com tudo isto.


Relacionado: Marketing de Conteúdo: como atrair pessoas e conectá-las a sua marca

Pode, também, alavancar as vendas de produtos físicos, ou simplesmente aumentar a contratação de seus serviços.

O Pinterest é, também, ideal para empresas, como lojas de departamentos, cosméticos, roupas, etc.

Companhias como IKEA, Honda, Absolut, Burberry, Dunkin’ Donuts, Microsoft, Natura e Tudo Gostoso usaram e usam o Pinterest para expandir seus negócios. Os objetivos? Desde criar awareness até aumentar as vendas nas lojas – tanto online quanto físicas.

O melhor de tudo é que você pode conseguir resultados sem investir um centavo, como eu fiz.

Te convenci? Ainda não?!

Então, fique atento que no próximo artigo vou falar sobre os 6 motivos pelos quais você deve incluir o Pinterest na sua estratégia de marketing.


E aí, gostou deste artigo? Escreve aqui nos comentários se ele foi útil para você!

Ah, e se quiser salvar este post para ler de novo depois é só salvar a imagem abaixo no seu Pinterest! Aproveita e me segue por lá para ficar por dentro das minhas dicas e inspirações! <3