O que é ‘Vero’ e por que todos estão falando sobre ele

Se você está no Instagram provavelmente ouviu alguém falar sobre o Vero nestes últimos dias. Mas, afinal, o que é Vero e porque todos estão falando sobre ele?

O que é ‘Vero’?

Bom, o Vero é uma “nova” rede social – sim, mais uma – que nasceu com o propósito de ser mais “real”.  A rede que explodiu nos últimos dias não é, na verdade, tão nova assim.

De acordo com a Mashable a rede social já está em funcionamento há alguns anos – mais precisamente, desde 2015 –, porém, só agora ganhou popularidade.


Leia também: 10 aplicativos de fotografia, vídeo, saúde e descontos para facilitar sua vida.

Ainda não se sabe porquê, mas o fato é que os downloads do app aumentaram – e  muito – nos últimos dias, o colocando entre as redes sociais mais baixadas (em primeiro lugar hoje, nos EUA, e em quarto lugar no Brasil).

Mas, afinal, por que o ‘Vero’ despertou tanto interesse?

Como usuária assídua do Instagram – aliás, aproveita para me seguir lá – eu posso falar por mim e por outras pessoas com quem tenho contato. Todos estão de saco cheio do algoritmo do Instagram.

Depois que o aplicativo introduziu seu famigerado feed por ordem de relevância, não mais por ordem cronológica como antigamente, muita gente tem se mostrado descontente com o império do tio Mark.


Leia também: Saiba porque o número de seguidores no Instagram não é tão importante assim – e o que realmente importa.

Recentemente, o Facebook também anunciou mudanças que geraram revolta por parte de empresas e levaram algumas, como a Folha de São Paulo, a abandonar sua conta por lá.

A verdade é que o Vero tomou fôlego justo no momento em que diversos usuários e empresas sentem-se cansados ao ver seu alcance diminuído. Com isto, todos que trabalham através das plataformas de Zuckeberg, são induzidos a investir muito mais tempo e dinheiro para que suas publicações possam ter mais alcance e sejam vistas pelo público que os segue.

Como a proposta do Vero é ser uma rede social sem anúncios e sem algoritmos, isto, aparentemente, impulsionou mais pessoas a dar uma chance a mais outra rede social.

Mas e aí, como o ‘Vero’ funciona?

O Vero nasceu para, de acordo com seu manifesto, oferecer uma experiência mais autêntica ao usuário. Em seu vídeo de apresentação (que pode ser visto abaixo) eles falam que, quando a pressão dos anúncios/anunciantes e do algoritmo não existe, todos sentem-se mais livres para postar o que realmente gostam e o mais da sua realidade.

Portanto, o feed do aplicativo é composto por conteúdo publicado pelas pessoas que você segue/se conecta e por seu próprio conteúdo, sem qualquer tipo de curadoria ou manipulação.

Além disso, a rede oferece a possibilidade de conectar-se com alguém e dividir suas conexões em “Amigos próximos”, “Amigos” e “Conhecidos”, além da categoria de  “Seguidores”. Isso facilita na hora de postar seus conteúdos. Com esta divisão, você pode escolher quais as “categorias” de pessoas verão seus posts de forma simples e prática.

Outro ponto interessante é o fato de que é possível compartilhar mais do que fotos e vídeos. Você pode compartilhar links interessantes, músicas que está ouvindo ou filmes e séries que assiste.

Há espaço também para compartilhar  livros que está lendo (ou leu), dar recomendações a respeito deles, e até mesmo postar sobre locais que visitou.

Tudo isso, na verdade, acaba deixando o Vero muito mais parecido com o Facebook do que com o Instagram em si.

Outro diferencial é que o Vero oferece a possibilidade de realizar compras dentro do próprio aplicativo, sem precisar que o usuário seja redirecionado para qualquer outro site ou rede.

Ok, ok, mas então, como eles vão ganhar dinheiro? Está parecendo muito bom para ser verdade…

Bom, eles afirmam, no site da empresa, que o Vero será grátis para o primeiro 1 milhão de usuários e que, depois de atingido este número, cobrará uma taxa de alguns dólares para manter-se. Além disso, eles pretendem cobrar um percentual do valor sobre compras realizadas através do aplicativo.

Afinal, vale a pena baixar o aplicativo?

Eu baixei e adorei a proposta do Vero e estou disposta a dar uma chance à rede. Porém, como há muita gente baixando e começando a usar, o aplicativo não está conseguindo suportar o imenso volume de tráfego.

Eu, por exemplo, demorei a conseguir editar minha descrição e a aceitar conexões. Hoje, depois de algumas tentativas e erros, consegui enviar minha primeira publicação. Agora que estes problemas parecem ter sido solucionados, não estou conseguindo buscar pessoas para seguir.

Apesar disso, acho que vale a pena dar uma chance ao Vero e torcer para que ele esteja funcionando 100% logo e possamos, finalmente, tirar um pouco os algoritmos da nossa cabeça e, realmente, ver e postar mais dos conteúdos que amamos.

Ainda é cedo para afirmar que esta nova rede social irá emplacar, afinal, o que faz uma rede social “bem sucedida” é seu número de usuários ativos. Então, somente nos resta esperar que mais pessoas migrem para a plataforma e comecem a, de fato, passar mais tempo por lá.

Não esquece de me seguir quando baixar o app! É só digitar Laís Schulz e eu devo aparecer lá!

Clique aqui para baixar a versão para iOS.

Clique aqui para baixar a versão para Android.


E aí, gostou deste post? Escreve aqui nos comentários se ele foi útil para você!

Ah, e se quiser salvar este post para ler de novo depois é só salvar a imagem abaixo no seu Pinterest! Aproveita e me segue por lá para ficar por dentro das minhas dicas e inspirações! <3

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar

SalvarSalvarSalvarSalvar